Apresentamos aqui nosso Relatório de Atividades 2019. Procuramos inovar e preparamos um material diferenciado e ainda mais moderno para apontar o desenvolvimento das atividades mantidas pela instituição com dados e métricas referentes às ações socioeducacionais deste período. Use o menu na tela para escolher seu projeto de interesse ou navegue conosco desde o início e confira como colaboramos para transformar anualmente a vida de centenas de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em nossas diversas unidades e projetos. 

QUEM somos​

Somos uma instituição que acolhe e oportuniza desenvolvimento integral a crianças, adolescentes e famílias, através da promoção de suas vidas, proteção, convivência e formação cidadã.

POR QUE fazemos

Porque acreditamos que todas as pessoas podem desenvolver seus dons e talentos, a fim de se realizarem como seres humanos plenos, protagonistas de suas decisões e construtoras de relações solidárias.

COMO fazemos

Impulsionamos o desenvolvimento do protagonismo de nossos beneficiários, ampliando e valorizando cada experiência vivida, fortalecendo um processo formativo integral e inovador.

0

COLABORADORES

GESTÃO

20

APOIO

55

TÉCNICOS

7

EDUCADORES

76

Nossas causas

Como disse nosso fundador São João Calábria, a Obra é para os tempos atuais.
Assim, nos preocupamos em atender a sociedade nas suas necessidades mais urgentes.
Nossa atuação contempla diversas causas como:

0

beneficiários

Em 25 de setembro de 2015, líderes dos 193 Estados-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, em Nova Iorque, a adoção da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O novo marco da comunidade internacional foi o resultado de um processo que teve início na Conferência Rio+20, em 2012. No cerne do documento está a preocupação em integrar os três pilares do desenvolvimento — social, econômico e ambiental.

O Mapa de Afinidades possui como objetivo permitir uma análise estratégica do impacto gerado pelo evento por cada problemática traduzida pelos ODS. Essa análise possibilita o alinhamento da estratégia do Mapa de ODS com as diretrizes e tendências globais de impacto e inovação.

Os ODS que mais se relacionam com a atuação do CPIJ:

0

refeições servidas

em todas as unidades

A educação infantil do CPIJ reflete a filosofia da Obra e vida do nosso fundador São João Calábria.  Crianças de 0 a 5 anos e 11 meses recebem educação para o seu desenvolvimento integral. A proposta pedagógica, baseada no método sociointeracionista, privilegia a interação das crianças com o meio que os cerca, estimulando-os a criar, participar e interagir com as atividades propostas.

educação infantil

Capela Navegantes

Dom Dadeus grings

Eni Medeiros

jesus Menino

66

alunos

112

alunos

110

alunos

57

alunos

nossa senhora das graças

Tia Beth

Vila Gaúcha

110

alunos

51

alunos

80

alunos

0

alunos na
Creche

0 até 03 anos

0

alunos na
Pré-escola

04 até 06 anos

71%

tem renda familiar abaixo de

02 SALÁRIOS MÍNIMOS

0

alunos

89

colaboradores

nas escolas infantis

383.192

refeições

servidas

121 FORMANDOS

NAS ESCOLAS INFANTIS

0

voluntários

em diversas unidades

A família e cidadania estão de mãos dadas no desenvolvimento integral de cidadãos felizes, responsáveis e com direitos e deveres em dia. Nossas propostas fomentam o acolhimento e promoção de indivíduos e seus familiares com o olhar do carisma calabriano, fortalecimento de laços e encaminhamento a diversos programas especializados. Nosso fundador Pe. Calábria chamava as unidades de “Casas”, pois via colaboradores e atendidos como uma grande família: a família calabriana.

Família e Cidadania

SERVIÇO DE ATENDIMENTOS ÀS FAMÍLIAS - saf

Realiza ações a famílias que precisam de cuidado, com foco no acesso a informações sobre questões relativas à primeira infância, à adolescência, à juventude, ao envelhecimento e às deficiências, a fim de promover espaços para troca de experiências, expressão de dificuldades e reconhecimento de possibilidades. O serviço é referenciado nos CRAS, executado apenas pela rede conveniada.

0

famílias

atendidas

0

atendimentos

realizados

- Ações Educativas

- Acolhidas Individuas e Coletivas

- Visitas Domiciliares

- Grupos de Famílias

Família e Cidadania

pastoral

Contribui no processo formativo integral dos beneficiários e colaboradores, oportunizando vivências e aprendizados norteados pelo carisma e pedagogia calabriana, despertando e cultivando a espiritualidade e os valores humanos, cristãos e calabrianos.

0

ações e projetos

desenvolvidos pela Pastoral

Nosso fundador São João Calábria valorizava acima de tudo e sobretudo os jovens e as crianças. Seu legado e carisma resplandeceram pelos anos e hoje atendemos nossos jovens a partir de diversos projetos como serviços de convivência, educação integral no contraturno escolar, acolhimento institucional e qualificação profissional para o mundo do trabalho. Os jovens são as “pérolas” da Obra. Colaboramos com seu desenvolvimento para que sejam cidadãos conscientes e críticos, que reproduzam seus ensinamentos e agreguem valor à sociedade.

Projetos Sociais

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS - SCFV

Experiências lúdicas, de integração e participação cidadã compõem este projeto, que é dividido em duas frentes e atende jovens de 6 a 15 anos e de 15 a 17 (Trabalho Educativo). Educação ambiental, atividades manuais, mercado de trabalho, fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e de grupo são alguns dos elementos fundamentais deste programa, que faz parte da proteção social básica.

scfv

Centro de Promoção da Infância e da juventude - CPIJ

Unidade Francisco Cipriani

Unidade São joão calábria

Unidade Santa teresinha

Unidade vila gaúcha

0

beneficiários

no Serviço de Convivência e

Fortalecimento de Vínculos

0

beneficiários

no Trabalho Educativo

0

atendimentos aos

pais e responsáveis

Projetos Sociais​

educação
integral

O Projeto Educação Integral ocorre em parceria com a Rede Municipal de Educação do município de Porto Alegre atendendo crianças e adolescentes no turno inverso de sua rotina escolar numa perspectiva de ampliação de oportunidade e de situações que promovam aprendizagens significativas e emancipadoras, contribuindo para a melhoria do desempenho geral de cada estudante. No currículo complementar são contempladas práticas lúdicas de letramento, numeramento, educação para o sensível, e iniciação para a ciências. 

EDUCAÇÃO INTEGRAL

Centro de Promoção da Infância e da juventude - CPIJ

Unidade Francisco Cipriani

Unidade santa teresinha

  • Letramento e Numeramento
  • Educação para o Sensível
  • Iniciação Científica
0

beneficiários

0

atendimentos aos

pais e responsáveis

SCFV+EI

55,5%

dos beneficiários nos Projetos Sociais são MENINOS

44,5%

dos beneficiários nos Projetos Sociais são MENINAS

0

%

tem renda familiar abaixo de

02 SALÁRIOS MÍNIMOS

0

atendimentos técnicos

especializados aos beneficiários

do SCFV e da Educação Integral

Psicologia - Serviço Social - Saúde

BALANÇO

institucional

RECEITA

por origem

DESPESA

por aplicação

Parcerias com o Poder Público

Institutos Parceiros

Doações de Empresas

Doações Pessoas Fìsicas

Outras receitas

85,6%

2,97%

2,06%

4,35%

4,95%

Recursos Humanos - Projetos e Ações

Alimentação, Manutenção e Terceiros

Administrativas

Tributárias e Bancárias

64,1%

35,4%

0,29%

0,07%

Parceiros

e apoiadores

Entre em contato

Nosso atendimento é de Segunda à Sexta-feira das 8H às 17H

Envie seu e-mail para: dica6@calabria.com.br

Fone:+51 3250.1277

Localização

Rua Mississipi, 130 – Restinga
Porto Alegre/RS-Brasil
CEP  91790-430